quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A Bíblia e a homossexualidade

Share it Please

Depois de muito procurar inspiração para o primeiro post e não encontrar, decidi falar sobre a homossexualidade segundo a Bíblia.

Muitos líderes evangélicos criaram uma guerra contra a homossexualidade, como é o caso do Pr. Silas Malafaia. O motivo que alegam é o de que isso se trataria de uma doença, que como uma gripe, seria contagiosa.

O meu objetivo aqui é esclarecer o que realmente a Bíblia fala sobre esse assunto e mostrar os equívocos cometidos pelos pastores em suas pregações de domingo.

Existem apenas quatro versículos que condenam diretamente a homossexualidade, e um deles ainda é aberto a questionamentos por causa de um provável erro de tradução.

Dois, dos quatro versículos que falam da homossexualidade, vem do Levítico. “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é”, Levítico 18:22. Um pouco mais adiante é possível ler que “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão”, Levítico 20:13.

Segundo a interpretação protestante da Bíblia, a lei mosaica foi cumprida na crucificação de Jesus e já se tornou nula. Abaixo vou mostrar algumas das proibições caso – segundo os protestantes – as leis do Velho Testamento ainda fossem válidas:

·         Ingerir qualquer alimento que tenha sangue (Gênesis 9:4, Levítico 17:10)
·         Comer gordura (Levítico 3:17)
·         Comer carne misturada com laticínios (Êxodo 23:19)
·         Comer carne de porco (Levítico 11:7)
·         Não ser circuncidado (Gênesis 17:14)
·         Usar roupa de diferentes tecidos (Levítico 19:19)

Mesmo esse pessoal dizendo que o Velho Testamento é inválido, eles insistem em aplicar apenas o que interessa. É impossível pôr em prática essas leis sem ser um infrator também.

Depois dessa explicação, pode surgir a seguinte dúvida: o Novo Testamento não diz nada sobre a homossexualidade? Sim, ele diz. Ambas escritas por Paulo.

Paulo diz que “E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”, Romanos 1:27. Também devemos reparar que “... nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”, 1 Coríntios 6:10.

Ainda é possível gerar dúvidas em relação a esta última passagem, pois a palavra “efeminado” (em grego malakoi) também significava “homem de muitas mulheres” ou ainda “fraqueza”.

A pergunta que devemos fazer é a seguinte: as instruções de Paulo sobre comportamento sexual são plausíveis? Digo isso porque ele era, abertamente, contra qualquer tipo de relação sexual, mesmo entre homens e mulheres!

“Estás livre de mulher? não busques mulher”, 1 Coríntios 7:27. Paulo considerava qualquer tipo de relação uma distração do Caminho de Deus. Em sua visão, uma pessoa que tenha tais tipos de distrações se esquece de Deus.

Os versículos 32 e 33 dizem:

“E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.”

Paulo era um fariseu de filosofias estóicas, que sincretizou suas práticas de auto renúncia emocional à sua nova religião, o cristianismo. Jesus nunca se mostrou favorável ao celibato e a solteirice. Tanto que seu primeiro milagre foi em um casamento.

O problema é que Jesus nunca deixou nada escrito. Paulo, por outro lado, escreveu mais da metade do Novo Testamento. O fato de que Jesus nunca disse isso se torna detalhe.



Sobre

O blog Mundo das Religiões tem como objetivo contar a história das religiões ao redor do mundo. Analisamos a parte social, política, histórica e lógica das religiões. Do judaísmo ao islamismo, do deísmo ao ateísmo, analisaremos um por um.
Mundo das Religiões 2015